NOTICIA DESTACADA

Chile y Venezuela cantan victoria en la tercera fecha
Chile y Venezuela cantan victoria en la tercera fecha
Se viene el sorteo de los Octavos de Final
Se viene el sorteo de los Octavos de Final
Paraguay y Brasil se posicionan en la cima de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa
Paraguay y Brasil se posicionan en la cima de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa

Atlético Paranaense x Red Bull Bragantino: o duelo pela Grande Conquista

microsoftteams-image_212

As luzes estarão enfocadas neste sábado na cidade de Montevidéu, quando o Athletico Paranaense e o Red Bull Bragantino disputem a Grande Final da CONMEBOL Sudamericana, em busca da Grande Conquista 2021.

As listas e a história dos maiores rivais foram anedóticas em relação à consistência e solidez do ‘Furacão’ e do ‘Massa Bruta’, as duas equipes com melhor pontuação no torneio continental (30 e 28 pontos em 12 jogos).

O lendário estádio Centenário sediará a primeira final brasileira da Sudamericana, que será disputada a partir das 17:00, horário local (20:00 GMT).

Paranaense buscará repetir o título conquistado em 2018, enquanto seu rival pretende alcançar a glória pela primeira vez em sua história.

Athletico Paranaense tem a oportunidade de passar a ser o primeiro bicampeão da Sudamericana, com 5 jogadores da lista que buscam repetir a glória: o goleiro Santos, os zagueiros Thiago Heleno, Zé Ivaldo e Márcio Azevedo, e o meio-campista Nikão tentarão reviver aquela conquista, agora sob a direção do treinador Alberto Valentim.

O técnico de 46 anos estreará na competição na final, após assumir a o cargo em outubro passado.

Por outro lado, uma equipe jovem, porém com grandes aspirações. O Red Bull Bragantino, nascido em 2019 da fusão do tradicional Bragantino e o Red Bull Brasil, busca seu primeiro título internacional.

O projeto brasileiro da multinacional austríaca avança com pura velocidade, apenas três anos depois de jogar na segunda divisão, ao seu primeiro grande título… e em sua estreia na Sudamericana.

O onze do Bragança Paulista, uma localidade a 90 quilômetros de São Paulo, soube misturar investimento e juventude com uma intensa e ofensiva filosofia de futebol para passar a ser protagonista do futebol brasileiro.

Com todos estes temperos, esperamos no sábado grandes emoções na grande final, onde uma vez mais o remodelado estádio Centenário será testemunha da história do futebol sul-americano.

– Dados –

Estádio: Centenário (Montevidéu)

Hora: 17:00 horário local (20:00 GMT)

Árbitro: Andrés Matonte (URU)

VAR: Leodán González (URU)

 

– Antecedentes –

  • A final da CONMEBOL Sudamericana será disputada por duas equipes do mesmo país pelo segundo ano consecutivo, após nunca ter tido duas equipes conterrâneas na final nas 18 edições anteriores. Em 2020 foram dois times argentinos (Lanus e Defensa y Justicia).
  • Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense nunca se enfrentaram em competições CONMEBOL. Os 4 duelos que tiveram foram no Brasileirão, e Athletico Paranaense nunca terminou derrotado (2V 2E).

 

Athletico Paranaense

  • Athletico Paranaense teve sucesso em suas 9 instâncias eliminatórias na CONMEBOL Sudamericana. Além das três fases que superou em 2021, a equipe brasileira superou as seis fases eliminatórias da edição 2018 para conquistar o título do torneio.
  • Athletico Paranaense é o primeiro time brasileiro em disputar duas finais da CONMEBOL Sudamericana (2018 e 2021). O Furacão tentará ser a terceira equipe em vencer o título do torneio mais de uma vez, igualando o Independiente e o Boca Juniors, ambos da Argentina.
  • Athletico Paranaense ganhou 27 jogos, empatou 8 e perdeu 13 em suas 8 participações na CONMEBOL Sudamericana. É a melhor porcentagem de vitórias entre as equipes com mais de 15 jogos no torneio (56,2%) e o menor número de derrotas entre os times com pelo menos 45 partidas disputadas na competição (13, com o Fluminense).
  • Santos, do Athletico Paranaense, defendeu 83,3% dos chutes a gol que recebeu na CONMEBOL Sudamericana 2021. É a segunda melhor porcentagem de defesas entre os goleiros com mais de 6 jogos disputados no torneio, só 0,4% atrás de Alejandro Medina, do Arsenal (83,7%).

 

Red Bull Bragantino

  • Red Bull Bragantino não perdeu seus últimos 9 jogos na CONMEBOL Sudamericana (8V 1E). O time brasileiro tentará ser a 10ª equipe em ter uma sequência invicta de 10 jogos no torneio.
  • Red Bull Bragantino chegou a sua primeira final da CONMEBOL Sudamericana na primeira edição que disputada. Dos 9 times anteriores que chegaram a essa etapa (incluindo San Lorenzo e Atlético Nacional em 2003), só 3 terminaram campeões: San Lorenzo em 2002, Cienciano em 2003 e Pachuca em 2006.
  • Red Bull Bragantino venceu 9 dos seus 12 jogos na CONMEBOL Sudamericana (12V 1E 2D). O Braga tem a maior porcentagem de vitórias entre todas as equipes na história do torneio (75%).
  • Artur, do Red Bull Bragantino, participou de 11 gols na CONMEBOL Sudamericana 2021 (7 gols + 4 assistências). O atacante brasileiro precisa de só mais uma participação na final para igualar Agustín Álvarez Martínez como o jogador com mais participações no torneio (12, 10 gols + 2 assistências).

 

 

 

AFP / OPTA

Ultimas Noticias