Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Museo Conmebol
Cree en Grande

Comissão Médica e Unidade Antidopagem apresentam Relatório Científico Médico da CONMEBOL Copa América 2021

mockup-libros-comision-medica
  • O relatório médico científico de 64 páginas foi elaborado pela Comissão Médica e pela Unidade Antidoping da CONMEBOL.
  • A revista está disponível em formato digital e dirigida ao público em geral, com ênfase na sociedade médica e antidoping. 

 

A CONMEBOL, através de sua Comissão Médica e Unidade Antidoping, apresenta um relatório médico científico da Copa América 2021 da CONMEBOL. O mesmo contém todos os resultados e ações que foram realizadas por ambos os departamentos durante o torneio de seleções mais antigo do mundo, que foi realizado no Brasil.

A revista, que contém 64 páginas, é apresentada em formato digital no site da Confederação Sul-Americana de Futebol e está disponível para o público em geral, recomendando a sociedade médica e o organismo antidoping.

“A divulgação destas informações é consistente com o princípio de transparência que orienta o trabalho da CONMEBOL em todos os campos”, enfatizou o presidente da Comissão Médica e Unidade Antidoping da CONMEBOL, Osvaldo Pangrazio.

Do ponto de vista médico, a Copa América CONMEBOL tem sido um sucesso, no âmbito do contexto especial em que o torneio foi realizado, provocado pela pandemia da COVID-19. A eficácia das bolhas sanitárias e do protocolo médico do órgão dirigente do futebol sul-americano tem sido um grande avanço em termos de saúde.

Nesse sentido, mais de 99% dos testes do vírus foram negativos, o que fala do grande trabalho da Comissão Médica, em um torneio com bases sólidas.

Também é importante mencionar que os controles antidoping foram realizados em 100% das partidas da CONMEBOL Copa América 2021. E todos os procedimentos foram realizados de acordo com os padrões internacionais de Investigação e Controles da Associação Mundial Antidoping.

Outro fato importante é que as amostras coletadas nos controles durante a competição serão armazenadas por um período de 10 anos, beneficiando assim futuros estudos para inteligência recebida ou disponibilidade de novas técnicas analíticas.

Nenhuma amostra coletada mostrou qualquer resultado analítico adverso, o que garantiu o fair play durante o torneio inteiro.

Os principais tópicos do relatório destacam:

  • Principais profissionais médicos que fizeram possível o sucesso do Protocolo Médico
  • Testes RTPCR, totais realizados na CONMEBOL Copa América
  • Protocolos Médicos
  • Lesões durante a Copa América 2021
  • Bolha Sanitária e Lesões na delegação de Árbitros
  • Conquistas obtidas pela Unidade Antidoping
  • Porcentagem de jogadores controlados por delegação
  • Galeria de Fotos do Workshop Médico e da CONMEBOL Copa América 2021

A CONMEBOL conseguiu atingir números incríveis em matéria médica, sem colocar em risco a saúde de nenhum atleta, demonstrando o sucesso dos protocolos elaborados por seus profissionais médicos, o que se traduz no cuidado de todos os membros da família do futebol sul-americano.

 

 

Download:

Español: Informe Médico Científico – Copa America 2021

Português: Relatório Médico Científico – Copa América 2021

English: Scientific Medica Report – Copa America 2021

 

 

 

 

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS