Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

CONMEBOL realiza Seminário da Comissão Médica e Unidade Antidoping 2022

  • Esta será a oitava edição do conclave que reunirá os médicos mais importantes do futebol sul-americano, de sexta-feira 11 a sábado 12 de novembro.
  • O Seminário será realizado na cidade de Luque – Paraguai e contará com a presença do Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez.

A Confederação Sul-Americana de Futebol organiza o VII Seminário da Comissão Médica e Unidade Antidoping, que acontecerá na sede da CONMEBOL de 11 a 12 de novembro, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado durante 2022 e elaborar projeções para o ano seguinte.

Como menção especial será feita uma introspeção aos protocolos e sistemas de cuidados implementados durante o auge da pandemia da COVID-19, que permitiram o desenvolvimento seguro dos torneios organizados pela CONMEBOL.

Além disso, será discutido o plano de vacinação implementado para todos os esportistas e membros da família do futebol sul-americano. Priorizando a saúde de todos.

«É necessário reconhecer o grande trabalho realizado por estes profissionais que trabalharam durante meses para elaborar os protocolos de cuidado que permitiram o retorno seguro do futebol sul-americano», enfatizou o Dr. Osvaldo Pangrazio, Presidente da Comissão Médica e Diretor da Unidade Antidoping.

Em relação à Unidade Antidoping, será apresentado o relatório de gestão para o ano de 2022, com o número total de amostras coletadas (Sangue e Urina) e as atividades educativas realizadas nos torneios CONMEBOL, a fim de evitar infrações das regras antidoping.

Outro aspecto muito importante será a atualização dos oficiais médicos sobre questões atuais de antidoping em relação às normas, a importância da educação antidoping, materiais de coleta de amostras, software de controle de doping, lista de proibições, gerenciamento de resultados e laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

O Seminário, que será realizado até sábado, 11 de novembro, contará com apresentações de destacados profissionais, como:

1) Maria José Pesce: Trabalho conjunto entre a WADA e a CONMEBOL (Assunto Antidoping).

2) Dr. Zoran Bahtijarevic: Suspeita de morte súbita no campo de jogo, protocolo aplicado na UEFA.

3) Dr. Jorge Pagura: TCE (Traumatismo Craniencefálico) protocolo aplicado na CONMEBOL.

4) Dr. Hans Geyer: Experiência de trabalho e resultados com a CONMEBOL (Controles Antidoping).

5) Mónika Egli: Segurança e proteção da urina e do sangue com materiais Lockcon.

6) Jorge Dominguez & Manuel Montenegro: (MODOC) O avanço da tecnologia na documentação do controle de doping.

A conferência será dividida em dois grupos, por um lado, os médicos e oficiais da Unidade Antidoping e, por outro lado, os médicos da Comissão Médica, que terão mesas de trabalho, aulas práticas e teóricas sobre todas as atividades que realizam a cada ano.

Além das novas disposições e dos conhecimentos gerais que os profissionais de saúde devem lidar no campo do esporte por excelência.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS