Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Paraguay avanza a la Fase Final con puntaje perfecto
Paraguay avanza a la Fase Final con puntaje perfecto
Calendarios de partidos – Fase de Grupos
Calendarios de partidos – Fase de Grupos
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

CONMEBOL realiza Seminário da Comissão Médica e Unidade Antidoping 2022

  • Esta será a oitava edição do conclave que reunirá os médicos mais importantes do futebol sul-americano, de sexta-feira 11 a sábado 12 de novembro.
  • O Seminário será realizado na cidade de Luque – Paraguai e contará com a presença do Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez.

A Confederação Sul-Americana de Futebol organiza o VII Seminário da Comissão Médica e Unidade Antidoping, que acontecerá na sede da CONMEBOL de 11 a 12 de novembro, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado durante 2022 e elaborar projeções para o ano seguinte.

Como menção especial será feita uma introspeção aos protocolos e sistemas de cuidados implementados durante o auge da pandemia da COVID-19, que permitiram o desenvolvimento seguro dos torneios organizados pela CONMEBOL.

Além disso, será discutido o plano de vacinação implementado para todos os esportistas e membros da família do futebol sul-americano. Priorizando a saúde de todos.

«É necessário reconhecer o grande trabalho realizado por estes profissionais que trabalharam durante meses para elaborar os protocolos de cuidado que permitiram o retorno seguro do futebol sul-americano», enfatizou o Dr. Osvaldo Pangrazio, Presidente da Comissão Médica e Diretor da Unidade Antidoping.

Em relação à Unidade Antidoping, será apresentado o relatório de gestão para o ano de 2022, com o número total de amostras coletadas (Sangue e Urina) e as atividades educativas realizadas nos torneios CONMEBOL, a fim de evitar infrações das regras antidoping.

Outro aspecto muito importante será a atualização dos oficiais médicos sobre questões atuais de antidoping em relação às normas, a importância da educação antidoping, materiais de coleta de amostras, software de controle de doping, lista de proibições, gerenciamento de resultados e laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

O Seminário, que será realizado até sábado, 11 de novembro, contará com apresentações de destacados profissionais, como:

1) Maria José Pesce: Trabalho conjunto entre a WADA e a CONMEBOL (Assunto Antidoping).

2) Dr. Zoran Bahtijarevic: Suspeita de morte súbita no campo de jogo, protocolo aplicado na UEFA.

3) Dr. Jorge Pagura: TCE (Traumatismo Craniencefálico) protocolo aplicado na CONMEBOL.

4) Dr. Hans Geyer: Experiência de trabalho e resultados com a CONMEBOL (Controles Antidoping).

5) Mónika Egli: Segurança e proteção da urina e do sangue com materiais Lockcon.

6) Jorge Dominguez & Manuel Montenegro: (MODOC) O avanço da tecnologia na documentação do controle de doping.

A conferência será dividida em dois grupos, por um lado, os médicos e oficiais da Unidade Antidoping e, por outro lado, os médicos da Comissão Médica, que terão mesas de trabalho, aulas práticas e teóricas sobre todas as atividades que realizam a cada ano.

Além das novas disposições e dos conhecimentos gerais que os profissionais de saúde devem lidar no campo do esporte por excelência.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS