USD 71 milhões serão devolvidos à CONMEBOL em uma vitória histórica sobre a corrupção, sob a direção do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).
O Departamento de Justiça dos EUA fornecerá um total de US$ 201 milhões para um fundo com o qual a CONMEBOL, CONCACAF e FIFA poderão financiar projetos relacionados ao futebol que terão um impacto positivo sobre pessoas e comunidades do mundo todo.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acaba de emitir uma decisão histórica: ordenou a restituição de US$ 71 milhões à CONMEBOL. Esses fundos estão sendo remetidos à CONMEBOL devido ao fato dela ter sido vítima do esquema criminal subjacente à investigação do FIFAgate. Estes fundos que serão devolvidos à CONMEBOL serão utilizados para apoiar projetos relacionados com o futebol em toda a América do Sul, inclusive nas áreas de:
- Programas e acampamentos para jovens;
- Educação;
- direção (coaching) e arbitragem;
- Alcance comunitário;
- Futebol feminino;
- Regras e procedimentos
Além dos fundos remetidos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a CONMEBOL já recuperou valores semelhantes através dos tribunais suíços e dos herdeiros de Nicolás Leoz em aproximadamente 57 milhões de dólares.
No último Congresso da CONMEBOL, o Presidente Alejandro Dominguez solicitou e obteve a ratificação do mandato para tomar todas as medidas necessárias para recuperar os recursos que foram retirados da instituição. Este é um dos pilares da gestão da NOVA CONMEBOL, comprometida com a transparência, a justiça e uma ruptura definitiva com o passado de corrupção e negócios obscuros.