Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Finalizó la cuarta Pretemporada de Árbitros y el Curso de Asesores 2024
Finalizó la cuarta Pretemporada de Árbitros y el Curso de Asesores 2024
Designación de árbitros – Fase de Grupos
Designación de árbitros – Fase de Grupos
Árbitros para la Fase de Grupos
Árbitros para la Fase de Grupos
Museo Conmebol
Cree en Grande

Domingão com melhor futebol do planeta e Catar-2022 no horizonte

microsoftteams-image_104

Neste domingo retorna a quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas rumo à Copa do Mundo do Qatar.

Com um Brasil líder, invicto e a um passo de garantir seu boleto, as outras seleções continuam em uma briga sem tréguas, principalmente na zona média da tabela, com o objetivo de chegar ao encontro mundialista.

Bolívia x Peru

A seleção boliviana deve vencer o Peru se quiser ainda ter chances de alcançar um lugar na próxima Copa do Mundo.

A ‘Verde’, em penúltimo lugar com 6 unidades, receberá o Peru em sua fortaleza onde o único resultado que lhe serve é o triunfo.

Do lado ‘inca’, a vitória de quinta-feira sobre o Chile elevou os ânimos e agora deverá conseguir os 3 pontos para se aproximar das posições de classificação.

– Dados –

Estádio: Hernando Siles (La Paz)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)

VAR: Carlos Orbe (EQU)

– Antecedentes –

  • Bolívia perdeu só uma vez como local contra o Peru nas 8 vezes que o recebeu nas Eliminatórias Sul-Americanas (5V 2E 1D). Essa derrota foi na última vez que que Peru o visitou, devido à má inclusão de um jogador boliviano.
  • Bolívia volta a jogar em sua casa, La Paz, onde está em uma racha de duas partidas sem derrotas nas Eliminatórias (1V 1E). Os jogadores do ‘Altiplano’ marcaram gols em 4 jogos consecutivos como locais (1V 1E 2D).
  • Somente 1 dos últimos 5 encontros do Peru nas Eliminatórias terminou em derrota (3V 1E 1D). Suas últimas duas vitórias foram com o arco intacto.
  • Bolívia é a seleção com mais finalizações nas Eliminatórias jogando como local: média de 17 disparos por jogo (Argentina está no segundo lugar com 15.8).
  • Gianluca Lapadula ainda não marcou nas Eliminatórias Sul-Americanas, porém lidera o Peru em passes a gol (2) e é o segundo jogador peruano com mais finalizações (13, sete menos que A. Carrillo).

 

Venezuela x Equador

Venezuela terá a visita do Equador na 5ª jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

A ‘Vinhotinto’ terá uma nova oportunidade para abandonar o último lugar da tabela e, para isso, deverá vencer a ‘Tricolor’ diante de seu público.

Localizado no terceiro lugar com 16 pontos e após um grande triunfo em casa sobre a Bolívia, Equador poderá assegurar um pouco mais sua presença no próximo mundial se conseguir um triunfo em sua visita a Caracas.

– Dados –

Estádio: Olímpico (Caracas)

Hora: 16:30 horário local

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

VAR: Esteban Ostojich (URU)

– Antecedentes –

  • Equador está em uma racha de 4 encontros sem perder da Venezuela nas Eliminatórias Sul-Americanas (3V 1E), após 3 vitórias consecutivas da ‘Vinhotinto’. A ‘Tri’ não perdeu em suas últimas duas visitas contra a Venezuela (1V 1E).
  • Venezuela tentará terminar com uma racha de 6 partidas sem vitórias nas Eliminatórias (1E 4D), das quais 3 foram em casa (1E 2D).
  • Além de perder só 1 de seus últimos 4 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas (2V 1E 1D), Equador recebeu somente 1 gol nesse conjunto de encontros: x Uruguai na derrota de 1-0 em Montevidéu, no dia 9 de setembro deste ano.
  • Yeferson Soteldo é o jogador da Venezuela que esteve envolvido diretamente em mais gols: soma 3 assistências e 1 gol em 7 partidas disputadas. Além disso, lidera sua equipe em chances criadas (17, nove a mais que J. Savarino, segundo nesta estatística).
  • Moises Caicedo, do Equador, é o segundo jogador com mais assistências nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas: 4 em 8 jogos disputados, um a menos que Neymar (Brasil), que tem 4 em 7 partidas disputadas.

 

Colômbia x Brasil

Na cálida Barranquilla, Colômbia receberá o Brasil na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

À beira da classificação, o conjunto ‘cafeteiro’ deseja avançar em posições e para isso deverá derrotar o invicto Brasil.

Com 14 pontos, e após um empate com o Uruguai, a Colômbia não pode relaxar e uma vitória contra o líder seria um grande resultado.

A Verde-Amarela, que vê desde cima com 27 pontos, vem de derrotar a Venezuela como visitante e um novo triunfo praticamente decretaria sua classificação.

– Dados –

Estádio: Metropolitano (Barranquilla)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

VAR: Piero Maza (CHI)

– Antecedentes –

  • Brasil nunca perdeu da Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas em 12 confrontos (6E 6D). Não obstante, empatou em 4 de suas 6 visitas (2V 4E).
  • Colômbia alcançou um invicto de 6 jogos nas Eliminatórias (2V 4E), fato que não conseguia desde que chegou a 8 sem derrotas entre outubro de 2005 e junho de 2008 (3V 5E).
  • Brasil está em uma racha de 13 jogos sem perder como visitante nas Eliminatórias (9V 4E): é o invicto fora de casa mais longo de qualquer seleção na competição no Século XXI. O recorde é de 15 encontros, também do Brasil, entre fevereiro de 1954 e julho de 1993 (11V 4E).
  • Juan Cuadrado e Wilmar Barrios são os dois únicos jogadores da Colômbia que participaram dos 10 jogos das Eliminatórias. O jogador da Juventus esteve mais tempo em campo (859 minutos contra 652 de Barrios), criou 18 chances, entregou duas assistências e marcou 1 gol na competição.
  • Brasil é a seleção com a maior média de posse nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas (60.5%). A equipe teve mais a bola que seu rival em 7 dos 9 jogos que disputou.

 

Argentina x Uruguai

O jogo mais atraente da jornada, o clássico do ‘Rio de la Plata’, Argentina e Uruguai duelando na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas em Buenos Aires.

A ‘Albiceleste’ vem de empatar com o Paraguai e, somando 19 pontos, quer continuar invicto.

Do outro lado, a Celeste com 16 unidades sabe que um triunfo é fundamental, portanto buscará surpreender a Argentina em sua casa.

– Dados –

Estádio: Monunmental Vespucio Liberti (Buenos Aires)

Hora: 20:30 horário local

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

VAR: Julio Bascuñán (CHI)

– Antecedentes –

  • Argentina nunca perdeu do Uruguai como local nas Eliminatórias Sul-Americanas (5V 1E). As 5 vitórias foram consecutivas, e é o maior histórico que a equipe de Messi tentará aumentar.
  • Argentina nunca perdeu em casa nos 7 jogos dirigidos por Lionel Scaloni como treinador da seleção ‘Albiceleste’ em todas as competições (5V 2E).
  • São 8 as partidas invictas do Uruguai em todas as competições (4V 4E). O último que o derrotou foi justamente a Argentina: 1-0 na CONMEBOL Copa América 2021.
  • Argentina tem a média de finalizações por jogo mais alta nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas: 13.8, 2.6 finalizações por jogo mais que o segundo (Equador, 11.2).
  • Uruguai tem em média 56 recuperações por partida e lidera este indicador nas atuais Eliminatórias. Equador está em segundo lugar com 53.2.

 

Chile x Paraguai

Chile deve erguer a cabeça e neste domingo terá a brilhante oportunidade contra o Paraguai, na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

Gravemente ferida, estagnado na oitava posição com 7 pontos, a ‘Roja’ tentará encurtar distâncias com os de cima com um vital triunfo sobre os ‘guaranis’.

Chile chega de uma derrota contra o Peru, enquanto Paraguai, sexto na tabela com 12 unidades, deseja fazer valer o ponto conseguido em casa contra a Argentina e para isso deverá derrotar a ‘Roja’ em sua casa.

– Dados –

Estádio: San Carlos de Apoquindo (Santiago)

Hora: 21:00 horário local

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

VAR: Jhon Ospina (COL)

– Antecedentes –

  • Nas 18 partidas entre Chile e Paraguai nas Eliminatórias Sul-Americanas, nunca empataram sem gols. O histórico favorece os ‘guaranis’, que venceram 10 encontros (10V 1E 7D).
  • Chile tentará enterrar um intervalo de 7 jogos sem vencer nas Eliminatórias (3E 4D). Sua última vitória foi jogando como local, quando venceu o Peru por 2-0 neste caminho ao Qatar 2022.
  • Paraguai está invicto por 3 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas (1V 2E). A ‘Albirroja’ só tropeçou em uma de suas 6 visitas na competição (3V 2E 1D).
  • Claudio Bravo é o segundo goleiro com mais defesas (28) nestas Eliminatórias: média de 3.5 por jogo e está localizado atrás das 3.9 de Carlos Lampe (Bolívia).
  • Angel Romero é o único jogador do Paraguai que esteve presente nas 10 partidas destas Eliminatórias. O atacante realizou 4 gols e 3 assistências na competição, liderando sua equipe em ambos os indicadores (empatado com A. Espínola em assistências).

 

 

 

CONMEBOL.com / OPTA

ÚLTIMAS NOTICIAS