NOTICIA DESTACADA

La CONMEBOL y las Defensorías Pública de Brasil y Paraguay trabajarán en acciones conjuntas para buscar la erradicación del racismo
La CONMEBOL y las Defensorías Pública de Brasil y Paraguay trabajarán en acciones conjuntas para buscar la erradicación del racismo
Los semifinalistas de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa 2022
Los semifinalistas de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa 2022
Partidos y antecedentes de la sexta fecha de la Fase de Grupos de la CONMEBOL Sudamericana
Partidos y antecedentes de la sexta fecha de la Fase de Grupos de la CONMEBOL Sudamericana

Domingão com melhor futebol do planeta e Catar-2022 no horizonte

microsoftteams-image_104

Neste domingo retorna a quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas rumo à Copa do Mundo do Qatar.

Com um Brasil líder, invicto e a um passo de garantir seu boleto, as outras seleções continuam em uma briga sem tréguas, principalmente na zona média da tabela, com o objetivo de chegar ao encontro mundialista.

Bolívia x Peru

A seleção boliviana deve vencer o Peru se quiser ainda ter chances de alcançar um lugar na próxima Copa do Mundo.

A ‘Verde’, em penúltimo lugar com 6 unidades, receberá o Peru em sua fortaleza onde o único resultado que lhe serve é o triunfo.

Do lado ‘inca’, a vitória de quinta-feira sobre o Chile elevou os ânimos e agora deverá conseguir os 3 pontos para se aproximar das posições de classificação.

– Dados –

Estádio: Hernando Siles (La Paz)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)

VAR: Carlos Orbe (EQU)

– Antecedentes –

  • Bolívia perdeu só uma vez como local contra o Peru nas 8 vezes que o recebeu nas Eliminatórias Sul-Americanas (5V 2E 1D). Essa derrota foi na última vez que que Peru o visitou, devido à má inclusão de um jogador boliviano.
  • Bolívia volta a jogar em sua casa, La Paz, onde está em uma racha de duas partidas sem derrotas nas Eliminatórias (1V 1E). Os jogadores do ‘Altiplano’ marcaram gols em 4 jogos consecutivos como locais (1V 1E 2D).
  • Somente 1 dos últimos 5 encontros do Peru nas Eliminatórias terminou em derrota (3V 1E 1D). Suas últimas duas vitórias foram com o arco intacto.
  • Bolívia é a seleção com mais finalizações nas Eliminatórias jogando como local: média de 17 disparos por jogo (Argentina está no segundo lugar com 15.8).
  • Gianluca Lapadula ainda não marcou nas Eliminatórias Sul-Americanas, porém lidera o Peru em passes a gol (2) e é o segundo jogador peruano com mais finalizações (13, sete menos que A. Carrillo).

 

Venezuela x Equador

Venezuela terá a visita do Equador na 5ª jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

A ‘Vinhotinto’ terá uma nova oportunidade para abandonar o último lugar da tabela e, para isso, deverá vencer a ‘Tricolor’ diante de seu público.

Localizado no terceiro lugar com 16 pontos e após um grande triunfo em casa sobre a Bolívia, Equador poderá assegurar um pouco mais sua presença no próximo mundial se conseguir um triunfo em sua visita a Caracas.

– Dados –

Estádio: Olímpico (Caracas)

Hora: 16:30 horário local

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

VAR: Esteban Ostojich (URU)

– Antecedentes –

  • Equador está em uma racha de 4 encontros sem perder da Venezuela nas Eliminatórias Sul-Americanas (3V 1E), após 3 vitórias consecutivas da ‘Vinhotinto’. A ‘Tri’ não perdeu em suas últimas duas visitas contra a Venezuela (1V 1E).
  • Venezuela tentará terminar com uma racha de 6 partidas sem vitórias nas Eliminatórias (1E 4D), das quais 3 foram em casa (1E 2D).
  • Além de perder só 1 de seus últimos 4 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas (2V 1E 1D), Equador recebeu somente 1 gol nesse conjunto de encontros: x Uruguai na derrota de 1-0 em Montevidéu, no dia 9 de setembro deste ano.
  • Yeferson Soteldo é o jogador da Venezuela que esteve envolvido diretamente em mais gols: soma 3 assistências e 1 gol em 7 partidas disputadas. Além disso, lidera sua equipe em chances criadas (17, nove a mais que J. Savarino, segundo nesta estatística).
  • Moises Caicedo, do Equador, é o segundo jogador com mais assistências nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas: 4 em 8 jogos disputados, um a menos que Neymar (Brasil), que tem 4 em 7 partidas disputadas.

 

Colômbia x Brasil

Na cálida Barranquilla, Colômbia receberá o Brasil na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

À beira da classificação, o conjunto ‘cafeteiro’ deseja avançar em posições e para isso deverá derrotar o invicto Brasil.

Com 14 pontos, e após um empate com o Uruguai, a Colômbia não pode relaxar e uma vitória contra o líder seria um grande resultado.

A Verde-Amarela, que vê desde cima com 27 pontos, vem de derrotar a Venezuela como visitante e um novo triunfo praticamente decretaria sua classificação.

– Dados –

Estádio: Metropolitano (Barranquilla)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Patricio Loustau (ARG)

VAR: Piero Maza (CHI)

– Antecedentes –

  • Brasil nunca perdeu da Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas em 12 confrontos (6E 6D). Não obstante, empatou em 4 de suas 6 visitas (2V 4E).
  • Colômbia alcançou um invicto de 6 jogos nas Eliminatórias (2V 4E), fato que não conseguia desde que chegou a 8 sem derrotas entre outubro de 2005 e junho de 2008 (3V 5E).
  • Brasil está em uma racha de 13 jogos sem perder como visitante nas Eliminatórias (9V 4E): é o invicto fora de casa mais longo de qualquer seleção na competição no Século XXI. O recorde é de 15 encontros, também do Brasil, entre fevereiro de 1954 e julho de 1993 (11V 4E).
  • Juan Cuadrado e Wilmar Barrios são os dois únicos jogadores da Colômbia que participaram dos 10 jogos das Eliminatórias. O jogador da Juventus esteve mais tempo em campo (859 minutos contra 652 de Barrios), criou 18 chances, entregou duas assistências e marcou 1 gol na competição.
  • Brasil é a seleção com a maior média de posse nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas (60.5%). A equipe teve mais a bola que seu rival em 7 dos 9 jogos que disputou.

 

Argentina x Uruguai

O jogo mais atraente da jornada, o clássico do ‘Rio de la Plata’, Argentina e Uruguai duelando na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas em Buenos Aires.

A ‘Albiceleste’ vem de empatar com o Paraguai e, somando 19 pontos, quer continuar invicto.

Do outro lado, a Celeste com 16 unidades sabe que um triunfo é fundamental, portanto buscará surpreender a Argentina em sua casa.

– Dados –

Estádio: Monunmental Vespucio Liberti (Buenos Aires)

Hora: 20:30 horário local

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

VAR: Julio Bascuñán (CHI)

– Antecedentes –

  • Argentina nunca perdeu do Uruguai como local nas Eliminatórias Sul-Americanas (5V 1E). As 5 vitórias foram consecutivas, e é o maior histórico que a equipe de Messi tentará aumentar.
  • Argentina nunca perdeu em casa nos 7 jogos dirigidos por Lionel Scaloni como treinador da seleção ‘Albiceleste’ em todas as competições (5V 2E).
  • São 8 as partidas invictas do Uruguai em todas as competições (4V 4E). O último que o derrotou foi justamente a Argentina: 1-0 na CONMEBOL Copa América 2021.
  • Argentina tem a média de finalizações por jogo mais alta nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas: 13.8, 2.6 finalizações por jogo mais que o segundo (Equador, 11.2).
  • Uruguai tem em média 56 recuperações por partida e lidera este indicador nas atuais Eliminatórias. Equador está em segundo lugar com 53.2.

 

Chile x Paraguai

Chile deve erguer a cabeça e neste domingo terá a brilhante oportunidade contra o Paraguai, na quinta jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

Gravemente ferida, estagnado na oitava posição com 7 pontos, a ‘Roja’ tentará encurtar distâncias com os de cima com um vital triunfo sobre os ‘guaranis’.

Chile chega de uma derrota contra o Peru, enquanto Paraguai, sexto na tabela com 12 unidades, deseja fazer valer o ponto conseguido em casa contra a Argentina e para isso deverá derrotar a ‘Roja’ em sua casa.

– Dados –

Estádio: San Carlos de Apoquindo (Santiago)

Hora: 21:00 horário local

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

VAR: Jhon Ospina (COL)

– Antecedentes –

  • Nas 18 partidas entre Chile e Paraguai nas Eliminatórias Sul-Americanas, nunca empataram sem gols. O histórico favorece os ‘guaranis’, que venceram 10 encontros (10V 1E 7D).
  • Chile tentará enterrar um intervalo de 7 jogos sem vencer nas Eliminatórias (3E 4D). Sua última vitória foi jogando como local, quando venceu o Peru por 2-0 neste caminho ao Qatar 2022.
  • Paraguai está invicto por 3 jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas (1V 2E). A ‘Albirroja’ só tropeçou em uma de suas 6 visitas na competição (3V 2E 1D).
  • Claudio Bravo é o segundo goleiro com mais defesas (28) nestas Eliminatórias: média de 3.5 por jogo e está localizado atrás das 3.9 de Carlos Lampe (Bolívia).
  • Angel Romero é o único jogador do Paraguai que esteve presente nas 10 partidas destas Eliminatórias. O atacante realizou 4 gols e 3 assistências na competição, liderando sua equipe em ambos os indicadores (empatado com A. Espínola em assistências).

 

 

 

CONMEBOL.com / OPTA

Ultimas Noticias