Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Duelos imperdíveis e um só destino… Catar 2022

microsoftteams-image_187

Nesta quinta e sexta-feira será disputada a jornada 13 das Eliminatórias Sul-Americanas, as mais difíceis e emocionantes do mundo, rumo à Copa do Mundo Catar-2022.

Cada vez falta menos e as chances vão diminuindo entre as seleções sul-americanas, num intenso duelo pelos boletos ao Mundial.

 

Equador x Venezuela

A seleção do Equador confrontará a Venezuela nesta quinta-feira em Quito, na décima terceira jornada das Eliminatórias Sul-Americanas, com o firme propósito de se manter na zona de classificação.

A equipe venezuelana jogará suas últimas cartas na tentativa de conseguir sua primeira classificação mundialista.

A ‘Tricolor’, que perdeu da ‘Vinhotinto’ há um mês por 2-1 em Caracas, se mantém no terceiro lugar com 17 pontos e com a ajuda de resultados alheios. É escoltado pela Colômbia e Uruguai, ambos com 16 unidades.

A ‘Vinhotinto’, por outro lado, está no último lugar da tabela com 7 unidades e só um triunfo poderia ajudá-la a sair do fundo.

– Dados –

Estádio: Rodrigo Paz Delgado (Quito)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Christian Ferreyra (URU)

VAR: Nicolás Gallo (COL)

– Antecedentes –

  • Equador ganhou da Venezuela em 6 dos 7 jogos como local nas Eliminatórias (6V 1D). Nessas seis vitórias conseguiu manter o arco intacto: a única vez que a ‘Vinhotinto’ marcou no terreno da ‘Tri’ terminou em vitória (1-0).
  • Equador está em uma racha de 3 jogos sem derrotas como local nas Eliminatórias Sul-Americanas (2V 1E) e não sofreu gols em nenhum desses três encontros. Só duas vezes chegou a um quarto jogo sem receber gols em casa nesta competição: entre julho de 2000 e março de 2001 (3V 1E), e entre outubro de 2011 e setembro de 2012 (4V). Em ambos os caminhos chegou ao Mundial.
  • Venezuela tentará cortar sua racha de 5 derrotas consecutivas jogando como visitante nas Eliminatórias. Se voltar a tropeçar, será sua segunda pior sequência de derrotas consecutivas após as 32 partidas sem vencer nem empatar fora de casa entre maio de 1965 e junho de 2001.
  • O equatoriano Pervis Estupiñán enviou 11 levantamentos exitosos, sendo o máximo jogador nessa categoria nas atuais Eliminatórias e o único jogador que superou a barreira dos dois. Também é líder em entradas completas (20).
  • Tomás Rincón, da Venezuela, completou 49 passes longos: é o jogador de campo que mais passes de mais de 32 metros entregou corretamente nas Eliminatórias.

 

Paraguai x Chile

Em um duelo direto, a seleção paraguaia receberá o Chile em Assunção com o objetivo de continuar na briga por um boleto ao Catar.

A ‘Albirroja’ com 12 pontos, agora com seu novo treinador, o argentino Guillermo Barros Schelotto, quer continuar com vida nas Eliminatórias.

Para isso deverá derrotar a equipe chilena (13), que vai com tudo em busca de um lugar entre as melhores.

– Dados –

Estádio: Defensores del Chaco (Assunção)

Hora: 20:00 horário local

Árbitro: Patricio Loustau (URU)

VAR: Víctor Carrillo (PER)

– Antecedentes –

  • Paraguai e Chile nunca empataram em Assunção nas Eliminatórias Sul-Americanas: a ‘Albirroja’ venceu 6 jogos e a ‘Roja’ ganhou 3.
  • Paraguai soma 3 encontros sem derrotas como local nas Eliminatórias (1V 2E). Será a estreia de Guillermo Barros Schelotto como técnico do Paraguai: os últimos 9 treinadores da equipe guarani não perderam a primeira partida disputadas em Assunção nas Eliminatórias (6V 3E).
  • Chile tentará evitar construir a pior racha sem vitórias como visitante nas Eliminatórias: há 12 jogos que não consegue vencer jogando fora de casa (3E 9D). É a segunda vez que atravessa uma racha deste estilo: a primeira foi entre setembro de 1989 e julho de 2000.
  • Ninguém realizou tantos desvios nestas Eliminatórias como Gustavo Gómez, do Paraguai (37). 19 foram de cabeça, sendo também o líder nessa instância junto com o uruguaio José María Giménez.
  • O chileno Erick Pulgar é o jogador com mais gols marcados de cabeça nestas Eliminatórias (3, com Marcelo Moreno Martins da Bolívia). Seus 3 cabeçaços terminaram dentro da rede.

 

Peru x Bolívia

A seleção peruana não quer desperdiçar a oportunidade de se aproximar da zona de classificação e, para isso, terá que passar por cima da Bolívia nesta quinta-feira na jornada 13 das Eliminatórias Sul-Americanas.

Peru, com 11 pontos, sabe que as chances diminuem e terá que voltar a somar para não ficar atrás na tabela.

Na frente estará a ‘Verde’, que com 1 ponto a mais busca continuar no caminho do triunfo após golear o Paraguai em casa.

– Dados –

Estádio: Estadio Nacional (Lima)

Hora: 21:00 horário local

Árbitro: Eber Aquino (PAR)

VAR: Leodán Gonazález (URU)

– Antecedentes –

  • Peru está invicto por 6 jogos contra a Bolívia jogando como local nas Eliminatórias (4V 2E). A ‘Verde’ não vence em terreno ‘Inca’ desde o dia 10 de setembro de 1989, quando venceu por 2-1.
  • Peru não perdeu nenhum dos seus anteriores 3 jogos como local nas Eliminatórias (2V 1E) e não sofreu gols nos últimos dois encontros (2V). Não chegava a essa racha desde setembro de 2009 e outubro de 2011 (3V).
  • Bolívia, em toda sua história nas Eliminatórias, só conseguiu 3 vitórias como visitante, e esses jogos foram em dois países: Venezuela (2) e Peru (1). Atualmente, tentará terminar com uma seca de 61 jogos sem vitórias fora de casa na competição (9E 52D).
  • Entre os cinco jogadores com mais passes completos, 4 são jogadores argentinos (Leandro Paredes, Rodrigo De Paul, Lionel Messi e Nicolás Otamendi) e 1 peruano: Yoshimar Yotún, que está no terceiro lugar com 557. Também é o segundo com mais toques (843, atrás de Lionel Messi com 930).
  • Além de ser o máximo artilheiro das Eliminatórias (8), o boliviano Marcelo Moreno Martins também é o jogador com mais chutes a gol (18, igual que Lionel Messi, da Argentina, e o brasileiro Neymar) e mais toques na área rival (59).

 

Brasil x Colômbia

A Verde-Amarela, bem encaminhada ao seu destino, quer definir o passe à Copa do Mundo quando receber a Colômbia nesta quinta-feira.

Brasil lidera a tabela de forma invicta com 31 pontos e parece questão de tempo para oficializar sua classificação.

Por outro lado, a seleção ‘cafeteira’ irá em busca de uma façanha na tentativa de vencer o líder e continuar na zona de classificação direta.

– Dados –

Estádio: Arena Neo Química (São Paulo)

Hora: 21:30 horário local

Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

VAR: German Delfino (ARG)

– Antecedentes –

  • Brasil nunca perdeu da Colômbia nos 13 duelos que tiveram nas Eliminatórias (6V 7E). Por outro lado, só ganhou 1 dos últimos 6 encontros (1V 5E).
  • São 10 as vitórias consecutivas do Brasil como local nas Eliminatórias, sendo este o recorde máximo de uma seleção na competição. Além disso, nos últimos 9 jogos não sofreu gols: esta também é uma racha histórica na classificação sul-americana.
  • Há 4 jogos, a Colômbia não perde como visitante nas Eliminatórias (1V 3E). Não chega a 5 sem perder desde o período entre novembro de ‘97 e setembro de ‘00 (2V 3E).
  • Brasil só sofreu 6 chutes a gol jogando como local nos 5 jogos que disputou nas Eliminatórias (5V). Só Luis Suárez, do Uruguai, conseguiu marcar, no último encontro.
  • O jogador com mais infrações recebidas nestas Eliminatórias Sul-Americanas é Juan Cuadrado da Colômbia (46): 24 dessas faltas sofreu em seu próprio campo, sendo o líder nesse indicador.

 

Uruguai x Argentina

Uma nova edição do ‘clássico do Rio de la Plata’ destaca esta jornada 13 de Eliminatórias Sul-Americanas.

Uruguai, que está em quinto lugar com 16 unidades, sente-se mais comprometido em alcançar os 3 pontos como local, pois precisa se manter na zona de classificação direta.

Argentina, por outro lado, é a outra seleção invicta com 25 pontos e um triunfo pode ser fundamental para conseguir o almejado boleto mundialista.

– Dados –

Estádio: Campeón del Siglo (Montevidéu)

Hora: 20:00 horário local

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

VAR: Julio Bascuñán (CHI)

– Antecedentes –

  • Uruguai perdeu só uma vez contra a Argentina como local nas Eliminatórias (2V 3E 1D): foi em 2009, quando caiu por 1-0. Não obstante, só conseguiu ganhar 1 dos últimos 7 jogos contra a ‘Albiceleste’ nas Eliminatórias (1V 1E 5D).
  • Uruguai volta a jogar como local nas Eliminatórias, onde está numa racha de 4 jogos sem perder (2V 2E). Os ‘Charruas’ só perderam 1 dos seus últimos 8 jogos em casa na competição (4V 3E 1D).
  • Argentina soma 7 partidas sem perder como visitante nas Eliminatórias (4V 3E). Se não perder agora, igualará a maior racha de sua história na competição: 8 encontros entre setembro de 2000 e novembro de 2003 (4V 4E).
  • Federico Valverde é o jogador com mais recuperações de bola no campo rival: o uruguaio soma 35. Além disso, completa 80 no total, sendo o segundo melhor nas Eliminatórias. Ao mesmo tempo, lidera em interceptações (25).
  • Argentina é a equipe com mais chutes a gol (32) e mais posse acumulada (56,6%, igual que o Brasil) jogando como visitante nas Eliminatórias.

 

 

 

 

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS