Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Eliminatórias Sul-Americanas: Cruzada ao Catar 2022 volta com tudo!

eliminatorias-2-sep-es

As Eliminatórias Sul-Americanas, as mais emocionantes do mundo, retornam nesta quinta-feira para a Copa do Mundo FIFA – Qatar 2022.

A paixão do futebol sul-americano palpitará plenamente neste mês de setembro, com a tripla jornada que começará nesta quinta-feira.

– Tabela de posições –

– Jornada 9 –

Quinta-feira 02/09

Bolívia x Colômbia

A seleção colombiana visitará a Bolívia, que precisa conseguir os três pontos em La Paz, na jornada 9 das Eliminatórias Sul-Americanas.

A equipe dirigida por Reinaldo Rueda está ciente que tem uma tarefa difícil; não obstante, buscará o triunfo contra a Verde, que quer festejar em casa.

A equipe ‘cafeteira’ soma 8 unidades e se encontra em quinto lugar. Por outro lado, na oitava posição a Bolívia acumula 5 pontos.

– Dados –

Estádio: Hernando Siles (La Paz)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

VAR: Julio Bascuñán (CHI)

– Antecedentes –

  • Colômbia tem um invicto de 10 partidas contra a Bolívia em todas as competições (8V 2E), sendo esta sua maior sequência sem derrotas contra seu rival desta jornada. Os ‘cafeteiros’ buscam ser a quarta seleção em vencer em La Paz três vezes consecutivas: Equador, Paraguai e Chile conseguiram em duas ocasiões.
  • Bolívia ganhou uma das suas últimas 12 apresentações em todas as competições (1V 2E 9D): foi em casa contra a Venezuela, nas atuais Eliminatórias, como local (3-1). Em La Paz só perdeu duas partidas das últimas oito atuações (4V 2E 2D).
  • Colômbia só perdeu um dos seus últimos 6 jogos como visitante nas Eliminatórias (2V 3E 1D). Foi quando visitou o Equador (6-1).
  • Marcelo Moreno Martins é o máximo artilheiro das Eliminatórias: só precisou de 8 chutes a gol para realizar 6 anotações. Todos os gols foram desde dentro da área.
  • Juan Guillermo Cuadrado, meio-campista colombiano, sofreu 25 infrações nas Eliminatórias, mais que qualquer jogador que disputou a competição.

 

Equador x Paraguai

Equador, com 9 pontos, quer continuar em um lugar de classificação e para isso deverá vencer, em Quito, o Paraguai, uma seleção que sonha com retornar a uma Copa do Mundo após duas ausências.

Um igualado duelo é previsto por ambas as equipes que contam com técnicos argentinos em suas filas, no intenso confronto por um boleto para Qatar 2022.  

A ‘Tri’ está instalada no terceiro lugar da tabela, três lugares acima da ‘Albirroja’.

– Dados –

Estádio: Rodrigo Paz Delgado (Quito)

Hora: 16:00 horário local

Árbitro: Andrés Matonte (URU)

VAR: Juan Soto (VEN)

– Antecedentes –

  • Equador venceu o Paraguai só uma vez nos anteriores 7 encontros que disputaram em todas as competições (1V 3E 3D). Por outro lado, há 8 jogos que não perde da seleção ‘guarani’ jogando em casa (6V 2E).
  • Equador está em uma racha de 7 partidas sem vitórias em todas as competições (3E 4D) após somar 4 vitórias consecutivas: não venceu as últimas duas partidas nas Eliminatórias e terminou os 5 jogos da CONMEBOL Copa América sem triunfos.
  • Paraguai mantém um invicto de 5 partidas jogando como visitante nas Eliminatórias (3V 2E). É a racha mais longa sem derrotas fora de casa da seleção paraguaia em eliminatórias para Copas do Mundo.
  • Equador sofreu 5 gols de pênalti, mais que qualquer outra equipe nas Eliminatórias Sul-Americanas. Os dirigidos por Gustavo Alfaro só marcaram 1 dos seus 14 gols através desse meio.
  • Gustavo Gómez, marcador central do Paraguai, venceu 21 duelos aéreos, sendo o líder neste indicador nas Eliminatórias Sul-Americanas.

 

Venezuela x Argentina

A vigente campeã da América, Argentina, terá seu primeiro confronto após conquistar a Copa quando visitar a Venezuela nesta quinta-feira, na jornada 9 das Eliminatórias Sul-Americanas.

A equipe comandada por Lionel Scaloni chega com a moral no topo, e em uma posição de privilegio na tabela: segunda posição com 12 pontos.

Por outro lado, a ‘Vinhotinto’ deverá vencer para continuar dependendo de suas próprias chances. Atualmente está no penúltimo lugar com 4 unidades.

– Dados –

Estádio: Olímpico (Caracas)

Hora: 20:00 horário local

Árbitro: Leodán González (URU)

VAR: Cristian Garay (CHI)

– Antecedentes –

  • Venezuela venceu só uma vez a Argentina em 14 confrontos em Eliminatórias Sul-Americanas (1V 2E 11D): foi como local, rumo à Copa do Mundo Brasil 2014, por 1-0. Atualmente tiveram dois empates consecutivos no certame: a ‘Vinhotinto’ nunca esteve dois jogos sem perder da ‘Alviceleste’ nas Eliminatórias.
  • Venezuela perdeu 1 dos seus últimos 9 jogos como local em todas as competições (4V 4E 1D). O único que o venceu neste periodo foi o Paraguai, nas atuais Eliminatórias Sul-Americanas (1-0).
  • Argentina está em uma racha de 20 jogos sem perder em todas as competições (12V 8E), todos dirigidos por Lionel Scaloni. É a segunda racha mais longa sem derrotas de um treinador da ‘Alviceleste’.
  • Venezuela é a seleção com menos faltas cometidas nas Eliminatórias Sul-Americanas (73). Por outro lado, recebeu 16 cartões amarelos, sendo a quinta equipe com mais admoestações sofridas.
  • Oito dos nove gols da Argentina foram no primeiro tempo: 89% foram na parte inicial dos jogos, mais que qualquer outra equipe nas Eliminatórias.

 

Peru x Uruguai

A seleção peruana receberá o Uruguai nesta quinta-feira, em um duelo direto por um lugar na Copa do Mundo Qatar -2022.

Peru, liderado pelo histórico Ricardo Gareca, irá em busca de um boleto de classificação, e para isso deverá vencer a ‘Celeste’ do lendário ‘Maestro’ Tabárez.

A ‘Bicolor’ acumula 4 pontos e fecha a tabela. Enquanto o Uruguai está localizado na zona de classificação, na quarta posição com 8 unidades.

– Dados –

Estádio: Nacional (Lima)

Hora: 20:00 horário local

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

VAR: Wagner Reway (BRA)

– Antecedentes –

  • Uruguai perdeu só um dos últimos nove duelos contra o Peru em todas as competições (1V 3E 5D). Essa derrota foi na última vez que o visitou nas Eliminatórias: 2-1 em março de 2017.
  • Peru perdeu suas últimas 3 partidas como local em Eliminatórias Sul-Americanas. Se voltar a perder do Uruguai, será a primeira vez que terá uma racha negativa de 4 derrotas consecutivas desde as 5 derrotas seguidas em novembro de 1985 e agosto de 1993.
  • Uruguai está atravessando sua pior racha sem marcar nas Eliminatórias: há três jogos não marca gols (2E 1D). O último gol foi de Darwin Núñez, na goleada de 3-0 sobre a Colômbia.
  • Yosimar Yotún, meio-campista do Peru, é o líder de recuperações nas Eliminatórias Sul-Americanas (40).
  • Uruguai é o time com menos chutes a gol: os ‘charruas’ têm 2,2 chutes a gol por encontro.

 

Chile x Brasil

Chile tentará tirar o invicto do Brasil quando o receba nesta quinta-feira no Monumental na 9ª jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

A equipe dirigida por Martín Lazarte precisa da vitória para ingressar aos lugares de classificação.

São 18 os pontos acumulados pelo Brasil e é o único líder invicto das Eliminatórias.

– Dados –

Estádio: Monumental (Santiago)

Hora: 21:00 horário local

Árbitro: Diego Haro (PER)

VAR: Víctor Carillo (PER)

– Antecedentes –

  • Brasil perdeu só um dos últimos 17 jogos contra o Chile em todas as competições (13V 3E 1D). Perdeu, justamente, em sua anterior visita a Santiago de Chile nas Eliminatórias Sul-Americanas (2-0).
  • Além de acumular três partidas sem vitórias nas Eliminatórias (2E 1D), Chile só venceu uma das suas anteriores 7 apresentações (1V 3E 3D). Se os ‘Trasandinos’ não vencerem, chegarão a 4 jogos sem vitórias em eliminatórias mundialistas pela primeira vez desde as 4 derrotas consecutivas rumo ao Brasil 2014.
  • Tite nunca perdeu nas Eliminatórias como treinador do Brasil (18 PJ- 16V 2E). Lidera com o invicto mais longo de um treinador em eliminatórias mundialistas sul-americanas.
  • Entre os jogadores que tiveram mais de 90 tentativas de passes, nenhum foi tão preciso como Gary Medel, do Chile: acertou 96,1% das 128 tentativas de passes nas Eliminatórias.
  • Além de ser a única seleção que venceu todos os jogos, é o máximo artilheiro das Eliminatórias (16) e é a equipe com maior posse de bola (63,3%), Brasil é a seleção com mais posse no topo da tabela (59,1%).

 

 

 

 

CONMEBOL.com

OPTA

 

ÚLTIMAS NOTICIAS