NOTICIA DESTACADA

Los semifinalistas de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa 2022
Los semifinalistas de la CONMEBOL Copa América Fútbol Playa 2022
Partidos y antecedentes de la sexta fecha de la Fase de Grupos de la CONMEBOL Sudamericana
Partidos y antecedentes de la sexta fecha de la Fase de Grupos de la CONMEBOL Sudamericana
Partidos y antecedentes de la última fecha de la Fase de Grupos
Partidos y antecedentes de la última fecha de la Fase de Grupos

Enrique Cáceres: “Nosso objetivo é continuar desenvolvendo o VAR a favor da justiça esportiva”

nuevo_proyecto_-_2021-10-29t170042

  • O paraguaio Enrique Cáceres Villafañe assume o novo desafio dentro da CONMEBOL como Gerente Técnico VAR.
  • O ex-árbitro internacional expôs suas metas, objetivos e desafios nesta nova etapa de sua carreira profissional, em uma função que ele conhece à perfeição.

“O Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR) chegou no futebol para ficar”, afirmou com firmeza o novo Gerente Técnico da CONMEBOL, Enrique Cáceres, quem tem a tarefa de continuar desenvolvendo a ferramenta tecnológica no futebol sul-americano, a favor da justiça esportiva dentro do campo de jogo.

“Minha prioridade será desenvolver e potenciar a utilização do VAR nos árbitros sul-americanos, mediante constantes capacitações de forma virtual ou presencial. Nosso objetivo é que a ferramenta seja utilizada em todos os campeonatos do continente”, assegurou.

Cáceres, de 47 anos, tem uma vasta experiência por ter sido árbitro insígnia da FIFA desde 2010. Dirigiu vários torneios CONMEBOL e foi representante sul-americano na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Recentemente foi nomeado novo membro da Comissão de Árbitros do ente reitor do futebol mundial.

Nesse sentido, entende o que é trabalhar sob pressão e reconhece que os erros podem existir. Não obstante, com a ferramenta do VAR, “esses erros claros e óbvios podem ser diminuídos notavelmente. O futebol está em constante evolução”.

Mencionou igualmente os detratores do sistema tecnológico, dizendo que deve existir uma modificação cultural. “As pessoas têm que conhecer mais sobre o uso do VAR, desde como é utilizado até os benefícios na tomada de decisões a favor da justiça”.

– Nossa filosofia é a transparência –

“Nós da CONMEBOL queremos que as pessoas saibam o que fazemos, as tarefas, funções, tanto nas cabines quanto na preparação dos jogos, em seus treinos e é justo aí onde o CETA nos ajuda”, explicou Cáceres.

O Centro de Treinamento Tecnológico Arbitral (CETA) CONMEBOL, inaugurado em 2019 com fundos do programa Evolução e com uma infraestrutura de primeiro nível, é um dos melhores centros para treinamento, capacitação e desenvolvimento técnico de árbitros do mundo.

“O CETA ajuda bastante na preparação, já que podemos realizar seminários, cursos e continuar desenvolvendo as capacidades dos nossos árbitros. Além disso, com estas instalações ajudamos as Associações Membro a certificar o VAR nos seus campeonatos”, destacou.

“A maioria já iniciou minimamente o processo do uso da ferramenta. Na América do Sul todos estão com a mentalidade de usar o VAR em seus torneios”, afirmou e, seguidamente, ressaltou que “a tecnologia está para apoiar o esporte e nunca estará por cima”.

“Tanto no futebol quanto nos esportes de alta competição o VAR é utilizado. Estamos convencidos de que a tecnologia ajudará a conquistar a justiça esportiva”, enfatizou finalmente.

 

 

 

CONMEBOL.com

Ultimas Noticias