Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Experts debatem e analisam o desenvolvimento do futebol feminino sul-americano

  • Experts reuniram nesta quarta-feira 26 em Quito, Equador, para analisar e debater sobre o presente e o futuro do futebol feminino.
  • O conclave foi organizado pelo Departamento de Desenvolvimento da CONMEBOL, no marco da CONMEBOL Libertadores Feminina 2022, que é disputada na capital equatoriana.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), através da Direção de Desenvolvimento, organizou uma oficina para analisar o futebol feminino e seu futuro crescente na região, juntamente com especialistas, jogadoras e treinadoras que participam da CONMEBOL Libertadores Feminina 2022.

Os especialistas discutiram, compartilharam opiniões e experiências sobre o futebol feminino sul-americano, o empoderamento das mulheres e como despertar o interesse e a participação nas diferentes áreas do esporte.

Todos contribuíram com suas ideias sobre o caminho a seguir para continuar crescendo e tornando mais competitivo o futebol feminino sul-americano, que promete grandes talentos de elite e está provando isso com destacadas participações nos campeonatos mundiais.

«Sabemos o que foi necessário por parte de todas para alcançar o reconhecimento que estamos construindo, vamos continuar trabalhando para fazer crescer o futebol feminino, isto é apenas o começo», disse Rossana Gómez, especialista em desenvolvimento e treinadora da seleção feminina da Bolívia.

«Vamos contagiar as novas gerações para que possamos continuar a crescer», ela também enfatizou, indicando que a CONMEBOL trabalhou na criação de ferramentas que permitem o desenvolvimento genuíno do futebol feminino.

Neste sentido, Graciela Garay, Diretora de Ética e Conformidade da CONMEBOL, indicou que, «as normas legais foram geradas e sobre isso construímos a base para melhorar o futebol feminino sul-americano e devolvê-lo ao lugar que sempre deveria ter ocupado».

Durante a oficina, foi elaborado um plano de desenvolvimento e liderança, trocando ideias e experiências na busca da profissionalização do futebol feminino na América do Sul.

Clarence Acuña, Gerente de Desenvolvimento de Futebol da CONMEBOL, deu as boas-vindas, enquanto os instrutores Luis Ramírez e Gerardo Pelusso falaram sobre a importância da liderança.

«Liderar no futebol feminino é criar, inspirar, ser um exemplo, comunicar e motivar. Para liderar é fundamental ter uma visão clara de para onde estamos indo dentro do esporte», disse Ramírez.

Enquanto Mauricio Márquez, instrutor e membro do grupo de análise técnica da CONMEBOL, fez uma apresentação sobre o plano de desenvolvimento pessoal e ferramentas para o desenvolvimento de meninas e jovens mulheres – Clínicas Esportivas.

As atividades da Direção de Desenvolvimento em Quito:

27/10 – Clínicas Esportivas: Um encontro recreativo e social para 300 meninas da cidade de Quito, que querem jogar futebol.

28/10 – Seminário do Futebol Feminino: Um espaço de debate sobre a visão institucional e técnica do desenvolvimento do futebol feminino. Além disso, são abordados temas relacionados, tais como principais modificações, mulheres na gestão de mudanças, referências mundiais e a próxima geração de futebol feminino.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS