NOTICIAS DESTACADAS

Experts debatem e analisam o desenvolvimento do futebol feminino sul-americano

  • Experts reuniram nesta quarta-feira 26 em Quito, Equador, para analisar e debater sobre o presente e o futuro do futebol feminino.
  • O conclave foi organizado pelo Departamento de Desenvolvimento da CONMEBOL, no marco da CONMEBOL Libertadores Feminina 2022, que é disputada na capital equatoriana.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), através da Direção de Desenvolvimento, organizou uma oficina para analisar o futebol feminino e seu futuro crescente na região, juntamente com especialistas, jogadoras e treinadoras que participam da CONMEBOL Libertadores Feminina 2022.

Os especialistas discutiram, compartilharam opiniões e experiências sobre o futebol feminino sul-americano, o empoderamento das mulheres e como despertar o interesse e a participação nas diferentes áreas do esporte.

Todos contribuíram com suas ideias sobre o caminho a seguir para continuar crescendo e tornando mais competitivo o futebol feminino sul-americano, que promete grandes talentos de elite e está provando isso com destacadas participações nos campeonatos mundiais.

«Sabemos o que foi necessário por parte de todas para alcançar o reconhecimento que estamos construindo, vamos continuar trabalhando para fazer crescer o futebol feminino, isto é apenas o começo», disse Rossana Gómez, especialista em desenvolvimento e treinadora da seleção feminina da Bolívia.

«Vamos contagiar as novas gerações para que possamos continuar a crescer», ela também enfatizou, indicando que a CONMEBOL trabalhou na criação de ferramentas que permitem o desenvolvimento genuíno do futebol feminino.

Neste sentido, Graciela Garay, Diretora de Ética e Conformidade da CONMEBOL, indicou que, «as normas legais foram geradas e sobre isso construímos a base para melhorar o futebol feminino sul-americano e devolvê-lo ao lugar que sempre deveria ter ocupado».

Durante a oficina, foi elaborado um plano de desenvolvimento e liderança, trocando ideias e experiências na busca da profissionalização do futebol feminino na América do Sul.

Clarence Acuña, Gerente de Desenvolvimento de Futebol da CONMEBOL, deu as boas-vindas, enquanto os instrutores Luis Ramírez e Gerardo Pelusso falaram sobre a importância da liderança.

«Liderar no futebol feminino é criar, inspirar, ser um exemplo, comunicar e motivar. Para liderar é fundamental ter uma visão clara de para onde estamos indo dentro do esporte», disse Ramírez.

Enquanto Mauricio Márquez, instrutor e membro do grupo de análise técnica da CONMEBOL, fez uma apresentação sobre o plano de desenvolvimento pessoal e ferramentas para o desenvolvimento de meninas e jovens mulheres – Clínicas Esportivas.

As atividades da Direção de Desenvolvimento em Quito:

27/10 – Clínicas Esportivas: Um encontro recreativo e social para 300 meninas da cidade de Quito, que querem jogar futebol.

28/10 – Seminário do Futebol Feminino: Um espaço de debate sobre a visão institucional e técnica do desenvolvimento do futebol feminino. Além disso, são abordados temas relacionados, tais como principais modificações, mulheres na gestão de mudanças, referências mundiais e a próxima geração de futebol feminino.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS