Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Flamengo conquista tricampeonato da CONMEBOL Libertadores

  • O Flamengo do Rio de Janeiro foi coroado como o melhor da América do Sul pela terceira vez depois de vencer o Athletico Paranaense neste sábado (29).
  • O Monumental de Guayaquil testemunhou uma final emocionante que terminou com a consagração do ‘Mengão’.

O time carioca ganhou sua terceira CONMEBOL Libertadores neste sábado 29 de outubro com uma vitória de 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense na final brasileira em Guayaquil.

O atacante Gabriel Barbosa foi mais uma vez o herói da seleção rubro-negra, com um gol aos 45+4 minutos, três anos após entregar o título para a fiel torcida do Rio de Janeiro em 2019.

Gabigol aproveitou um descuido da defesa paranaense que vinha dificultando a vida dos favoritos cariocas até a expulsão do zagueiro Pedro Henrique.

Com muita garra e como equipe de experiência, o Flamengo voltou a gritar «Campeão» desta vez contra o Furacão, que não conseguiu se recuperar do gol sofrido e mais uma vez perdeu em uma final continental.

O clube brasileiro se juntou ao seleto grupo de clubes tricampeões da Glória Eterna: Grêmio, Olímpia, Nacional, Santos, São Paulo, Palmeiras e, agora, Flamengo.

Com a vitória, o Flamengo carimbou o passaporte ao Mundial de Clubes de 2023, ainda sem data nem sede. Outrossim, garantiu automaticamente sua presença na próxima edição da CONMEBOL Libertadores e enfrentará o Independiente del Valle do Equador, atual campeão da CONMEBOL Sudamericana, na Recopa da CONMEBOL do ano que vem.

– Números do jogo –

  • Flamengo é o oitavo campeão invicto na história da CONMEBOL Libertadores. Entre os oito, apenas o Flamengo e o Corinthians (2012) jogaram mais de oito partidas na temporada de sua conquista invicta.
  • Flamengo conquistou seu terceiro título da CONMEBOL Libertadores. É o máximo conquistado por um time brasileiro na história do torneio, ao lado do Palmeiras, Grêmio, Santos e São Paulo.
  • Flamengo é o terceiro time a conquistar o título da CONMEBOL Libertadores na temporada após um vice-campeonato, ao lado do Peñarol em 1966 e do Olímpia em 1990.
  • É a primeira vez que uma equipe vence todas as partidas entre as oitavas e a final em uma edição da CONMEBOL Libertadores. Flamengo marcou 18 gols e sofreu apenas dois na fase de mata-mata do torneio atual.
  • Flamengo venceu seus nove últimos jogos da CONMEBOL Libertadores, igualando o Palmeiras, na maior série de vitórias da história do torneio. A diferença entre estas duas rachas é que o Rubro-Negro venceu todas elas na mesma edição.
  • Flamengo anotou 33 gols na atual temporada da CONMEBOL Libertadores. É o oitavo melhor ataque de um time em uma temporada no torneio, junto com outros cinco clubes, incluindo o próprio Flamengo na última temporada.
  • Flamengo teve 73% de posse contra o Athletico Paranaense. É a segunda maior posse de bola de uma equipe em uma final nas últimas 10 temporadas da CONMEBOL Libertadores, atrás apenas do Atlético Mineiro no jogo de volta contra o Olímpia em 2013 (76%).
  • Gabigol é apenas o terceiro jogador a fazer gols em finais de três temporadas diferentes na história da Libertadores, ao lado de Alberto Spencer (4) e Pedro Rocha (3). O atacante do Flamengo igualou Luizão como o maior artilheiro brasileiro na história do torneio (29 gols).

CONMEBOL.com / OPTA / AFP

ÚLTIMAS NOTICIAS