Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Complejo CONMEBOL SUMA: Construyendo sueños a lo grande
Complejo CONMEBOL SUMA: Construyendo sueños a lo grande
Seminario de Árbitras previo a la CONMEBOL Sub20 Femenina 2024
Seminario de Árbitras previo a la CONMEBOL Sub20 Femenina 2024
Museo Conmebol
Cree en Grande

Media Day: Jornalistas argentinos fazem capacitação sobre o uso do VAR

nuevo_proyecto_-_2021-10-06t193603

A CONMEBOL realizou nesta quarta-feira o segundo Media Day de Arbitragem do ano, no Centro de Treinamento Arbitral (CETA), desta vez com a presença de jornalistas argentinos e representantes de agências de notícias, com a finalidade de conhecer os trabalhos da Comissão de Arbitragem e esclarecer dúvidas sobre o uso do Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR).

Uma CONMEBOL de portas de abertas! Esse é o lema da instituição e, nesse marco, foi realizada a segunda reunião informativa para jornalistas, que puderam conhecer todos os projetos, trabalhos e capacitações que são realizadas na Comissão de Árbitros, além de interiorizar os detalhes sobre o uso do VAR no futebol sul-americano.

“Para nós é muito importante a presença de vocês para que todos possam saber como são realizados os trabalhos na instituição. É importante mencionar que esta infraestrutura, este belo CETA, teve uma grande contribuição da Direção de Desenvolvimento, através do programa Evolução”, disse Nery Alberto Pumpido, Secretário-Geral Adjunto de Futebol e Diretor de Desenvolvimento da CONMEBOL.

Nesse sentido, a CONMEBOL foi desenvolvendo e inovando o uso da ferramenta VAR desde 2017 e prova disso é a criação do CETA, que tem 2 objetivos:

  • Capacitar, certificar e desenvolver a arbitragem com o VAR no futebol sul-americano.
  • Futuramente centralizar as partidas com VAR nas competições da CONMEBOL.

“Sabemos o papel fundamental que vocês têm, sabemos que vocês são o canal mais próximo com o público em geral, por isso queremos mostrar tudo o que realizamos a favor da arbitragem sul-americana. Nosso compromisso é continuar trabalhando a favor da justiça no futebol”, afirmou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL.

Seneme revelou que a intenção é repetir este espaço com outros jornalistas do continente. «Já conseguimos com os comunicadores do Paraguai e agora com a Argentina. Nossa intenção é replicar com todos”.

Na jornada, os jornalistas utilizaram o VOR com simulações de ações (clipes de fora de jogo, pênalti e cartão vermelho) + 1 estação de monitoramento e foi aberto um espaço para perguntas e respostas para tirar dúvidas. Além disso, para finalizar, os participantes interagiram com a ferramenta tecnológica que se encontra no CETA.

A CONMEBOL continua oferecendo espaços para a capacitação sobre a tecnologia utilizada pelos árbitros e continua a expor seus benefícios a favor da justiça esportiva, um dos pilares estratégicos da instituição.

 

 

 

 

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS