NOTICIA DESTACADA

CONMEBOL junto con las Asociaciones Miembro entregan premios monetarios aumentando competitividad en torneos locales
CONMEBOL junto con las Asociaciones Miembro entregan premios monetarios aumentando competitividad en torneos locales
Inicia venta de entradas para el público general en la CONMEBOL Copa América Femenina Colombia 2022
Inicia venta de entradas para el público general en la CONMEBOL Copa América Femenina Colombia 2022
Designación de árbitros para los encuentros de ida – Octavos de Final de la CONMEBOL Sudamericana
Designación de árbitros para los encuentros de ida – Octavos de Final de la CONMEBOL Sudamericana

Media Day: Jornalistas argentinos fazem capacitação sobre o uso do VAR

nuevo_proyecto_-_2021-10-06t193603

A CONMEBOL realizou nesta quarta-feira o segundo Media Day de Arbitragem do ano, no Centro de Treinamento Arbitral (CETA), desta vez com a presença de jornalistas argentinos e representantes de agências de notícias, com a finalidade de conhecer os trabalhos da Comissão de Arbitragem e esclarecer dúvidas sobre o uso do Sistema de Assistência Arbitral por Vídeo (VAR).

Uma CONMEBOL de portas de abertas! Esse é o lema da instituição e, nesse marco, foi realizada a segunda reunião informativa para jornalistas, que puderam conhecer todos os projetos, trabalhos e capacitações que são realizadas na Comissão de Árbitros, além de interiorizar os detalhes sobre o uso do VAR no futebol sul-americano.

“Para nós é muito importante a presença de vocês para que todos possam saber como são realizados os trabalhos na instituição. É importante mencionar que esta infraestrutura, este belo CETA, teve uma grande contribuição da Direção de Desenvolvimento, através do programa Evolução”, disse Nery Alberto Pumpido, Secretário-Geral Adjunto de Futebol e Diretor de Desenvolvimento da CONMEBOL.

Nesse sentido, a CONMEBOL foi desenvolvendo e inovando o uso da ferramenta VAR desde 2017 e prova disso é a criação do CETA, que tem 2 objetivos:

  • Capacitar, certificar e desenvolver a arbitragem com o VAR no futebol sul-americano.
  • Futuramente centralizar as partidas com VAR nas competições da CONMEBOL.

“Sabemos o papel fundamental que vocês têm, sabemos que vocês são o canal mais próximo com o público em geral, por isso queremos mostrar tudo o que realizamos a favor da arbitragem sul-americana. Nosso compromisso é continuar trabalhando a favor da justiça no futebol”, afirmou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL.

Seneme revelou que a intenção é repetir este espaço com outros jornalistas do continente. «Já conseguimos com os comunicadores do Paraguai e agora com a Argentina. Nossa intenção é replicar com todos”.

Na jornada, os jornalistas utilizaram o VOR com simulações de ações (clipes de fora de jogo, pênalti e cartão vermelho) + 1 estação de monitoramento e foi aberto um espaço para perguntas e respostas para tirar dúvidas. Além disso, para finalizar, os participantes interagiram com a ferramenta tecnológica que se encontra no CETA.

A CONMEBOL continua oferecendo espaços para a capacitação sobre a tecnologia utilizada pelos árbitros e continua a expor seus benefícios a favor da justiça esportiva, um dos pilares estratégicos da instituição.

 

 

 

 

CONMEBOL.com

Ultimas Noticias