NOTICIA DESTACADA

CONMEBOL junto con las Asociaciones Miembro entregan premios monetarios aumentando competitividad en torneos locales
CONMEBOL junto con las Asociaciones Miembro entregan premios monetarios aumentando competitividad en torneos locales
Inicia venta de entradas para el público general en la CONMEBOL Copa América Femenina Colombia 2022
Inicia venta de entradas para el público general en la CONMEBOL Copa América Femenina Colombia 2022
Designación de árbitros para los encuentros de ida – Octavos de Final de la CONMEBOL Sudamericana
Designación de árbitros para los encuentros de ida – Octavos de Final de la CONMEBOL Sudamericana

Oficina de preparação do gramado no Complexo Celeste

microsoftteams-image_106

Nesta sexta-feira e sábado, no Complexo Celeste da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), a CONMEBOL deu início à Oficina de Preparação de Gramado, destinado aos responsáveis pela manutenção dos gramados dos clubes da Primeira Divisão do futebol uruguaio.

Esta é a primeira capacitação realizada sobre a preparação do campo de jogo no Uruguai, em uma iniciativa da Direção de Competições e Operações da CONMEBOL, em conjunto com a AUF, para a CONMEBOL Libertadores, CONMEBOL Sudamericana e CONMEBOL Libertadores FEM 2021, que serão disputados em Montevidéu.

«Sabemos que, assim como os jogadores, o campo requer um tempo de preparação. É por isso que, dois meses antes das finais, estamos trabalhando para deixar no ponto o Centenário e os outros estádios do futebol uruguaio, onde teremos competições no próximo ano. Achamos que era o momento certo para realizar esta oficina e transferir todo esse conhecimento sobre manutenção de gramados para a AUF», disse André Vitali, Gerente de Projetos Especiais.

A engenheira agrônoma, Maristela Kuhn, com ampla experiência na preparação, avaliação e manutenção de campos de futebol, lidera as capacitações na oficina, que será composta de duas partes: teórica e prática.

De nacionalidade brasileira, ela tem mais de 20 anos de experiência na preparação de campos de futebol. Trabalhou em todos os campos de jogos e centros de treinamento das seleções da Copa do Mundo da FIFA Brasil-2014 e também é responsável pela manutenção dos principais campos de futebol do Brasil e da América do Sul.

«O campo é o palco principal do espetáculo. É nosso dever prepará-lo e para isso existem técnicas que vamos aprender hoje», disse Kuhn, antes de iniciar a capacitação.

Ela disse que o curso será enfocado na segurança do gramado, na importância de ter um campo de jogo seguro para os jogadores. «Meu principal objetivo é proteger a integridade física dos protagonistas, que o campo não tenha poços, que a bola role com naturalidade e como segunda missão seria a parte estética, a qualidade do fertilizante, a semente, a cor e a densidade», afirmou.

Entre os tópicos desenvolvidos, destacam-se os seguintes:

  • Construção de campos de futebol
  • Nova tecnologia para a construção de campos e questionário sobre os campos
  • Remodelação de campos antigos e manutenções anuais 
  • Gerenciamento do campo para jogos e dias de jogos.

Durante o curso, também serão feitas demonstrações sobre o uso de todos os equipamentos para manutenção do gramado, tais como máquinas de corte, equipamentos de aeração, pulverizadores, espalhadores de fertilizantes, marcadores de linha e o uso de escovas e ancinhos.

 

 

 

Fotos: AUF / CONMEBOL.com

Ultimas Noticias