Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Segurança, assunto central na organização das finais únicas

Logos de la CONMEBOL Libertadores y CONMEBOL Sudamericana
  • A CONMEBOL está trabalhando há meses na estratégia de segurança para as finais da CONMEBOL Sudamericana e da CONMEBOL Libertadores a serem disputadas em Montevidéu.
  • A polícia brasileira e uruguaia, bem como as unidades de segurança privadas, participarão na operação, em coordenação com a CONMEBOL e os clubes finalistas.
  • As autoridades brasileiras e uruguaias trocam informações sobre pessoas com antecedentes, a fim de adotarem medidas para prevenir incidentes ou atos de violência.

A segurança nas finais únicas da CONMEBOL Sudamericana e da CONMEBOL Libertadores é o foco da Confederação, dos governos uruguaio e brasileiro e dos clubes finalistas. Com o regresso do público aos estádios e a presença de clubes brasileiros com uma longa tradição nestas instâncias decisivas, a questão da segurança torna-se particularmente importante.

A CONMEBOL vem trabalhando há vários meses em estreita cooperação com a polícia uruguaia e brasileira. Este trabalho conjunto inclui o intercâmbio de informações sobre indivíduos com antecedentes e a coordenação de ações antes, durante e depois dos eventos esportivos. As caravanas de torcedores que viajam do Brasil para o Uruguai serão constantemente monitoradas e farão diferentes trajetos até diferentes pontos de fronteira. Também na capital uruguaia, os pontos de encontro das torcidas serão distantes uns dos outros. A abordagem geral consiste em minimizar ao máximo o contato entre fãs de clubes diferentes ou rivais, seja nas estradas, nos pontos de fronteira ou na cidade sede do evento.

Em geral, a polícia uruguaia será responsável pela vigilância e controles nas áreas fora dos hotéis, campos de treinamento e rotas de deslocamento das equipes, enquanto a CONMEBOL contratará serviços de segurança privada para as áreas internas. O percurso desde o ponto de encontro dos torcedores até o estádio Centenário também será vigiado. No estádio Centenário será implementada uma combinação de equipes de segurança privada e grupos de reação policial. É importante lembrar que somente os torcedores com bilhete de entrada poderão estar nas proximidades do estádio.

Toda a organização está concentrada em levar adiante uma festa do futebol, com o entusiasmo e o calor que caracteriza os sul-americanos. Aqueles que irão nesta semana de finais a Montevidéu não devem esquecer que estão sujeitos às leis e regulamentos do país anfitrião. Recomenda-se fortemente que se sigam as instruções e que se respeitem as disposições das autoridades locais a fim de evitar problemas e contratempos.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS