Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Paraguay avanza a la Fase Final con puntaje perfecto
Paraguay avanza a la Fase Final con puntaje perfecto
Calendarios de partidos – Fase de Grupos
Calendarios de partidos – Fase de Grupos
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Museo Conmebol
Cree en Grande

Seminário de Futebol Feminino: “Continuaremos apostando e fomentando o desenvolvimento do futebol ”

  • “Nosso objetivo é claro, seguir desenvolvendo o futebol ao longo do nosso continente”, enfatizou o Presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, durante seu discurso no Seminário de Futebol Feminino.
  • O evento foi realizado nesta sexta-feira 28 na cidade de Quito e contou com a participação de dois campeões mundiais e embaixadoras da CONMEBOL.

Com grande sucesso, foi celebrado nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Seminário de Futebol Feminino na cidade de Quito – Equador, onde expoentes, jogadoras e treinadoras estiveram presentes para discutir, compartilhar e analisar o presente e o futuro do futebol sul-americano.

«Desde a CONMEBOL começaremos a eliminar o gênero em nossos torneios e começaremos a chamar o futebol de apenas futebol, porque acreditamos que tanto mulheres quanto homens sentem a mesma paixão por este esporte», disse o Presidente Dominguez, enfatizando a campanha «Futebol é Futebol».

A intenção é contribuir para a transformação e posicionamento do futebol feminino sul-americano, proporcionando oportunidades, promovendo valores e capacidades técnicas, assim como melhorar as condições para meninas e mulheres, dentro e fora de campo, esperando valorizar o esporte por sua contribuição para o desenvolvimento e não pelo gênero ou categorias em que é praticado.

«Conseguimos tudo isso em apenas seis anos e não vamos mais falar do passado, vamos pensar no futuro, o que é promissor para nosso continente, que em pouco tempo começará a encher as vitrines de copas, vamos cortar a brecha e seremos uma potência mundial», afirmou também o Presidente Dominguez.

Para a CONMEBOL, este seminário é um espaço de suma importância para procurar fortalecer e contribuir para o desenvolvimento das mulheres e meninas que perseguem seus sonhos de se posicionar dentro e fora do campo de jogo.

Para isso, Jorge Valdano e Mauro Silva, ambos campeões mundiais da Argentina e do Brasil, respectivamente, foram convidados para compartilhar suas experiências de liderança.

«O esporte é algo totalmente formativo. É impressionante como o futebol feminino evoluiu e isso sem dúvida porque é apoiado e impulsionado por esta instituição», disse Valdano, campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1986.

María Sol Muñoz, Representante da CONMEBOL perante o Conselho da FIFA; María Belen Aguirre, Vice-Ministra do Esporte do Equador; e Margarita Cabello, Procuradora Geral da Colômbia, deram abertura ao seminário e compartilharam suas experiências como mulheres empoderadas nos mais altos níveis de liderança.

«Adoro ouvir e ver as histórias de superação das meninas que hoje estão envolvidas no futebol. Não tem sido fácil, longe disso, mas acredito que estamos conseguindo, desde a CONMEBOL, que esse caminho seja cada vez mais acessível e possível para mais mulheres que queiram praticar este belo esporte”, disse Muñoz.

Além disso, Ignacio Toro, da FIFA; Fernando Boca e William Poveda, da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), deram sua opinião sobre o desenvolvimento do futebol feminino sul-americano.

Especialistas, jogadoras e treinadoras foram convidadas a compartilhar suas experiências e ideias sobre o presente e o futuro do futebol feminino sul-americano e os novos desafios da mulher dentro e fora do terreno de jogo.

Para encerrar a frutífera jornada, Nery Pumpido, Diretor de Desenvolvimento e colega de Valdano na seleção argentina campeã do mundo, revelou sua alegria e disse que a CONMEBOL continuará oferecendo estes espaços que apoiam o desenvolvimento do esporte em toda a região.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS