NOTICIAS DESTACADAS

Para el 2023, la CONMEBOL dispone sustancial aumento de los pagos en sus competiciones
Para el 2023, la CONMEBOL dispone sustancial aumento de los pagos en sus competiciones
Pelé y Maradona: el eterno reencuentro de los astros del fútbol mundial
Pelé y Maradona: el eterno reencuentro de los astros del fútbol mundial
Un homenaje especial para el ‘Rey’ Pelé
Un homenaje especial para el ‘Rey’ Pelé

Seminário de Futebol Feminino: “Continuaremos apostando e fomentando o desenvolvimento do futebol ”

  • “Nosso objetivo é claro, seguir desenvolvendo o futebol ao longo do nosso continente”, enfatizou o Presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, durante seu discurso no Seminário de Futebol Feminino.
  • O evento foi realizado nesta sexta-feira 28 na cidade de Quito e contou com a participação de dois campeões mundiais e embaixadoras da CONMEBOL.

Com grande sucesso, foi celebrado nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Seminário de Futebol Feminino na cidade de Quito – Equador, onde expoentes, jogadoras e treinadoras estiveram presentes para discutir, compartilhar e analisar o presente e o futuro do futebol sul-americano.

«Desde a CONMEBOL começaremos a eliminar o gênero em nossos torneios e começaremos a chamar o futebol de apenas futebol, porque acreditamos que tanto mulheres quanto homens sentem a mesma paixão por este esporte», disse o Presidente Dominguez, enfatizando a campanha «Futebol é Futebol».

A intenção é contribuir para a transformação e posicionamento do futebol feminino sul-americano, proporcionando oportunidades, promovendo valores e capacidades técnicas, assim como melhorar as condições para meninas e mulheres, dentro e fora de campo, esperando valorizar o esporte por sua contribuição para o desenvolvimento e não pelo gênero ou categorias em que é praticado.

«Conseguimos tudo isso em apenas seis anos e não vamos mais falar do passado, vamos pensar no futuro, o que é promissor para nosso continente, que em pouco tempo começará a encher as vitrines de copas, vamos cortar a brecha e seremos uma potência mundial», afirmou também o Presidente Dominguez.

Para a CONMEBOL, este seminário é um espaço de suma importância para procurar fortalecer e contribuir para o desenvolvimento das mulheres e meninas que perseguem seus sonhos de se posicionar dentro e fora do campo de jogo.

Para isso, Jorge Valdano e Mauro Silva, ambos campeões mundiais da Argentina e do Brasil, respectivamente, foram convidados para compartilhar suas experiências de liderança.

«O esporte é algo totalmente formativo. É impressionante como o futebol feminino evoluiu e isso sem dúvida porque é apoiado e impulsionado por esta instituição», disse Valdano, campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1986.

María Sol Muñoz, Representante da CONMEBOL perante o Conselho da FIFA; María Belen Aguirre, Vice-Ministra do Esporte do Equador; e Margarita Cabello, Procuradora Geral da Colômbia, deram abertura ao seminário e compartilharam suas experiências como mulheres empoderadas nos mais altos níveis de liderança.

«Adoro ouvir e ver as histórias de superação das meninas que hoje estão envolvidas no futebol. Não tem sido fácil, longe disso, mas acredito que estamos conseguindo, desde a CONMEBOL, que esse caminho seja cada vez mais acessível e possível para mais mulheres que queiram praticar este belo esporte”, disse Muñoz.

Além disso, Ignacio Toro, da FIFA; Fernando Boca e William Poveda, da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), deram sua opinião sobre o desenvolvimento do futebol feminino sul-americano.

Especialistas, jogadoras e treinadoras foram convidadas a compartilhar suas experiências e ideias sobre o presente e o futuro do futebol feminino sul-americano e os novos desafios da mulher dentro e fora do terreno de jogo.

Para encerrar a frutífera jornada, Nery Pumpido, Diretor de Desenvolvimento e colega de Valdano na seleção argentina campeã do mundo, revelou sua alegria e disse que a CONMEBOL continuará oferecendo estes espaços que apoiam o desenvolvimento do esporte em toda a região.

CONMEBOL.com

Ultimas Noticias