Página inicio CONMEBOL

NOTICIAS DESTACADAS

Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Designación de árbitras para la CONMEBOL Sub20 Femenina
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Tres selecciones sacan ventaja en la Fase Final
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Árbitros sudamericanos convocados para la Euro 2024
Museo Conmebol
Cree en Grande

Sociedade Interamericana de Imprensa convida Presidente da CONMEBOL a participar de sua Assembleia

  • O titular da Confederação Sul-Americana de Futebol enviou um vídeo com seus pensamentos sobre futebol, jornalismo e a Copa do Mundo.
  • Destacou a ajuda que a imprensa pode dar na luta pela transparência no futebol, investigando o papel de indivíduos, bancos e empresas no esquema de corrupção da antiga liderança.

O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, enviou um vídeo para a Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) com suas reflexões sobre o futebol, o jornalismo e a próxima Copa do Mundo do Qatar. Isto foi em resposta a um convite dos organizadores do encontro, que ocorreu em Madri, Espanha.

Domínguez cumprimentou «seus amigos da SIP» e afirmou que um de seus maiores orgulhos é ter sido vice-presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa do Paraguai, durante os anos em que dirigiu vários meios de comunicação. Garantiu que a mesma bandeira de transparência que ergueu como membro da SIP é a que orienta sua gestão na Confederação Sul-Americana de Futebol.

Neste sentido, Domínguez lembrou que, embora a CONMEBOL tenha conseguido recuperar milhões de dólares das mãos da corrupção, ainda há quantias significativas que devem ser devolvidas ao futebol sul-americano. Destacou que a imprensa poderia contribuir decisivamente para este processo de limpeza do futebol, investigando e esclarecendo a rota do dinheiro desviado pela antiga liderança e o papel desempenhado nestes atos por indivíduos, bancos e empresas.

Dessa forma, desde 2017, existe no Ministério Público do Paraguai uma investigação aberta que envolve bancos que operam no mercado paraguaio, como o Banco Atlas – pertencente ao Grupo Zuccolillo – e o Banco do Brasil, entre outras empresas. Em alguns o dinheiro já foi recuperado, em outros as investigações continuam.

Em relação à Copa do Mundo do Qatar, o líder da CONMEBOL ressaltou que «o futebol sempre une, nunca divide; o futebol gera empatia, nunca intolerância. O futebol abre portas. É a magia da bola que nos permite entrar e conhecer culturas que parecem fechadas. O futebol é uma ponte que conecta pessoas, países e culturas. Não há ninguém melhor para atravessar essa ponte do que o jornalismo, para contar histórias humanas, para mostrar diferenças e semelhanças culturais com um espírito respeitoso e construtivo».

O papel transformador do futebol nas sociedades, dando como exemplo o crescimento do futebol feminino, tem ajudado a superar barreiras e preconceitos, destacou o presidente Domínguez.

Para encerrar, o presidente desejou à SIP uma frutífera Assembleia Geral e convidou a todos para aproveitar a maior festa do futebol, que começa dentro de poucos dias no Qatar.

CONMEBOL.com

ÚLTIMAS NOTICIAS