NOTICIA DESTACADA

Los números y estadísticas previas al inicio de la CONMEBOL Copa América Femenina 2022
Los números y estadísticas previas al inicio de la CONMEBOL Copa América Femenina 2022
Sustitución de árbitro VAR en partido Unión vs. Nacional
Sustitución de árbitro VAR en partido Unión vs. Nacional
Designación de árbitros para los desquites de los Octavos de Final – CONMEBOL Sudamericana
Designación de árbitros para los desquites de los Octavos de Final – CONMEBOL Sudamericana

Uma Copa do Mundo a cada dois anos?

nuevo_proyecto_-_2021-09-10t110325

Tendo em vista o projeto de realização da Copa do Mundo de Futebol a cada dois anos, a CONMEBOL, após uma ronda de consultas com os líderes do futebol sul-americano, considera oportuno expressar a sua posição desta iniciativa com base nos seguintes fundamentos:

-Uma Copa do Mundo de dois em dois anos poderia desnaturar a competição de futebol mais importante do planeta, diminuindo a sua qualidade, comprometendo o seu caráter exclusivo e os seus atuais padrões de exigência. A Copa do Mundo é um evento que concentra a atenção e as expectativas de milhares de pessoas porque representa o ponto culminante de um processo de eliminação que dura todo o período de quatro anos e tem a sua dinâmica e atrativos próprios.

-Uma Copa do Mundo a cada dois anos seria uma sobrecarga praticamente impossível de gerir no calendário internacional de competições. Nas condições atuais já é complexo harmonizar cronogramas, programações, logística, preparação adequada de equipes e compromissos. A situação se tornaria extremamente difícil com a mudança proposta. Poderia colocar em risco a qualidade dos demais torneios, tanto de clubes quanto de seleções.

-A ideia da Copa do Mundo é reunir os jogadores mais talentosos, os técnicos mais destacados e os árbitros mais capacitados para determinar, em uma competição leal e justa, qual é a melhor seleção do planeta. Isto não pode ser alcançado sem uma preparação adequada, sem equipes que desenvolvam as suas qualidades e sem técnicos que elaborem e apliquem estratégias. Tudo isto se traduz em tempo, treinamentos, planejamentos, jogos. A CONMEBOL defende a busca pela excelência no campo de jogo e aposta em certames cada vez mais competitivos e da mais alta qualidade. Não há justificação esportiva para encurtar o período entre Copas do Mundo.

-Para que uma mudança desta natureza seja aprovada, é indispensável um processo amplo e participativo de consulta com todos os interessados. Deve ser o fruto de um debate franco, no qual todas as opiniões e critérios sejam considerados. A CONMEBOL está e sempre estará aberta ao diálogo que busque o melhor para o futebol.

Apesar de que, em algum momento, a CONMEBOL chegou a apoiar o projeto em questão, análises técnicas demonstraram que o mesmo era altamente inviável. Portanto, nas atuais condições, ratifica o seu respaldo ao modelo de Copa do Mundo vigente, com os seus prazos e mecanismos de classificação, por considerá-lo coerente com o espírito que inspirou aqueles que conceberam e fundaram esta competição.

 

 

CONMEBOL.com

Ultimas Noticias