NOTICIA DESTACADA

Museo Conmebol
Cree en Grande

Comunicado da CONMEBOL

Luque, Paraguai; 04 de julho de 2017. A Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, conforme a aplicação do Regulamento Antidopagem da CONMEBOL vigente, no dia de hoje, a Unidade de Antidopagem da CONMEBOL notificou ao Clube Atlético River Plate que todos seus jogadores foram selecionados para a realização de controles dirigidos em torneios conforme o estabelecido no Procedimento de Controle.

A decisão da Unidade Antidopagem da CONMEBOL tem como base a aplicação do Art. 12, Apartado 2 do Regulamento Antidoping da CONMEBOL vigente, que estipula:

“Os controles dirigidos se basearão em uma avaliação criteriosa dos riscos do doping e o uso mais eficaz dos recursos para assegurar uma ótima disuassão e detecção. No futebol, como esporte coletivo, os controles dirigidos se realizarão principalmente para detectar a dopagem sistemática em uma equipe. Se mais de um jogador de uma equipe der positivo, serão realizados controles dirigidos de todos os jogadores. Para um jogador em concreto, pode-se realizar o controle dirigido por um comportamento que denote dopagem, parâmetros biológicos anômalos (parâmetros sanguíneos, perfis esteróideos, etc.), lesões ou o incumprimento reiterado de proporcionar informação sobre a localização do jogador, o histórico de controles do jogador e o momento de reabilitação de um jogador trás um período de suspensão.”

Cabe recordar que durante o mês de junho de 2017, a Confederação Sul-Americana de Futebol notificou o Clube Atlético River Plate que havia detectado resultados analíticos adversos nos controles de dopagem não dirigidos realizados a dois de seus jogadores.

A decisão da Unidade Antidopagem da CONMEBOL comunicada hoje ao Clube Atlético River Plate se baseia em uma avaliação criteriosa e integral dos fatos, incluindo os dois resultados analíticos adversos mencionados e os insumos recolhidos na Audiência realizada com os dois jogadores e o pessoal de apoio do Clube Atlético River Plate pela Unidade Disciplinar no mês de junho de 2017 na Sede da Conmebol, entre outros.

Ao longo das presentes edições da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana, a Unidade Antidopagem da CONMEBOL veio realizando controles não dirigidos –ou seja, mediante métodos de seleção aleatória a um mínimo de dois jogadores por equipe, selecionados por sorteio conforme o Regulamento– em todos os jogos de competição com o fim de garantir a preservação do espírito de ética esportiva e de igualdade de oportunidades em suas competições.

CONMEBOL.com