Página inicio CONMEBOL

Quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20 Feminina em disputa
Museo Conmebol
Cree en Grande

Comunicado da CONMEBOL sobre a cessão de direitos de imagem para uso em videojogos

cl-ea-composite-logo-2

A atual direção da CONMEBOL considera um eixo fundamental em sua estratégia de exposição e alcance internacional do futebol sul-americano, sua presença nas plataformas de videojogos, além de assumir uma importante entrada econômica para a promoção do futebol continental através do aumento de prêmios por suas competições, ou no desenvolvimento de programas como o Evolução.

A Confederação comunica que todos os times participantes da CONMEBOL LIBERTADORES e CONMEBOL SUL-AMERICANA assinam uma carta de concordância e compromisso, que contém seus direitos e obrigações durante a participação no torneio. Com respeito à exclusividade por parte de algum clube, a CONMEBOL destaca que é possível a presença dos clubes, tanto na EA SPORTS como em outra empresa que explora os videojogos. Neste sentido, cabe destacar que o clube não pode ceder seus direitos sobre sua participação na CONMEBOL LIBERTADORES, posto que este é um direito próprio da CONMEBOL. Entretanto, o clube poderá ceder seus próprios direitos e assim aparecer em outro contexto ou categorias dentro do videojogo que não seja dentro do marco da CONMEBOL Libertadores, Sul-Americana e Recopa.

Entre os documentos assinados pelos clubes participantes, encontra-se o manual técnico de direitos comerciais e marketing, aplicável a todos eles, e que, em sua edição de 2019 estabelece o seguinte:

“Licenciamento para Videojogos: Os direitos licenciados pelos Clubes neste manual incluem, porém não estão limitados ao uso coletivo da imagem de jogadores e treinadores em grupos e ao uso dos ativos de propriedade intelectual dos Clubes (não limitado a suas marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes) para uso irrestrito em videojogos nos quais os torneios serão apresentados. Os referidos videojogos poderão ser comercializados pela CONMEBOL a terceiros para sua exploração comercial e os Clubes garantem à CONMEBOL que esses direitos estão livres de ônus ou limitações. Qualquer limitação pela exploração irrestrita desses direitos deverá ser previamente informada à CONMEBOL, que não terá nenhuma responsabilidade em relação aos Clubes e a terceiros (jogadores, treinadores etc.)”

A atual direção da CONMEBOL cedeu comercialmente os direitos de videojogos de seus torneios mais populares – CONMEBOL LIBERTADORES, CONMEBOL SUL-AMERICANA E CONMEBOL RECOPA – para a empresa EA Sports com a autorização expressa dos clubes e com seu compromisso dos mesmos de respeitar o mencionado acordo. Nesse sentido, diretrizes anteriores alcançaram acordos semelhantes em temporadas anteriores – 2013, 2014 e 2015 – com a companhia KONAMI, acordo que foi totalmente respeitado, conforme estipulado nos contratos legais e comerciais da instituição.

Confederação Sul-Americana de Futebol

Contato: